sábado, 5 de novembro de 2016

Resumo

Na esperança de contribuir minimamente para o debate em torno da proposta de reforma do ensino, este blog decidiu resumir, em linguagem que esperamos ser acessível, todos os pontos tratados na Medida Provisória que levou o que resta da esquerda brasileira a trombetear o apocalipse.

Eis o texto:

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746 – RESUMO ARTIGO POR ARTIGO

ALTERA O PARÁGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 24 DA LEI 9.394/1996 (LEI DE DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO)

PARÁGRAFO ÚNICO - DEVERÁ AUMENTAR A CARGA HORÁRIA PARA MIL E QUATROCENTAS HORAS

ALTERA OS PARÁGRAFOS DO ARTIGO 26

§ 1º - NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DEVE-SE FOCAR O ENSINO EM MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, NO CONHECIMENTO DO MUNDO FÍSICO E NATURAL E DA REALIDADE SOCIAL E POLÍTICA ESPECIALMENTE A DO BRASIL

§ 2º - O ESTUDO DA ARTE CONTINUARÁ OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (QUE ENGLOBA ATÉ O NONO ANO)

§ 3º - A EDUCAÇÃO FÍSICA É OBRIGATÓRIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (QUE ENGLOBA ATÉ O NONO ANO)

§ 5º - SERÁ OFERTADO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DO SEXTO ANO

§ 7º - TEMAS TRANSVERSAIS PODERÃO SER INCLUÍDOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

§ 10º - ESSE EU COPIEI, POIS CUIDA DOS PROCEDIMENTOS DE ALTERAÇÃO DO CURRÍCULO: A inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação pelo Ministro de Estado da Educação, ouvidos o Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed e a União Nacional de Dirigentes de Educação – Undime.    

ALTERA OS PARÁGRAFOS E O CAPUT DO ARTIGO 36 DA LEI 9.394/1996 (LEI DE DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO)

ARTIGO 36 – O ENSINO MÉDIO É COMPOSTO DE DISCIPLINAS DE LINGUAGENS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS DA NATUREZA, CIÊNCIAS HUMANAS E FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL.

§ 1º - OS SISTEMAS DE ENSINO PODEM COMPOR SEUS CURRÍCULOS OBSERVANDO ESSAS DISCIPLINAS.

§ 3º - A ORGANIZAÇÃO DA ORDEM DE PEDAGÓGICA PARA APLICAÇÃO DAS MATÉRIAS FICARÁ A CARGO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. POR EXEMPLO, SE O ALUNO FOR FAZER UM CURSO DE TÉCNICO EM QUÍMICA, ELE PODE ESTUDAR AS MATÉRIAS DE HUMANAS NO COMEÇO DO CURSO E FOCAR NAS ESPECÍFICAS AO FINAL.

§ 5º - OS CURRÍCULOS DEVEM SER MONTADOS OBSERVANDO PROPORCIONAR UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO, NÃO FRAGMENTADA NEM COMPARTIMENTALIZADA.

§ 6º - A CARGA HORÁRIA DA BASE COMUM (APLICADA NO PAÍS TODO) NÃO PODE SER SUPERIOR A MIL E DUZENTAS HORAS.

§ 7º - A PARTE DIVERSIFICADA DOS CURRÍCULOS (POR EXEMPLO, AULA OPCIONAL DE MANDARIM, QUE UMA ESCOLA DESEJE OFERTAR) TERÁ QUE SER ARTICULADA COM O CONTEXTO SÓCIO CULTURAL BRASILEIRO.

§ 8º - ENSINO DE INGLÊS É OBRIGATÓRIO NO ENSINO MÉDIO E AS ESCOLAS PODEM OFERECEM OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS OPCIONAIS SE QUISEREM.

§ 9º - O ENSINO DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA SERÁ OBRIGATÓRIO NOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO

§ 10º - SE O ALUNO QUE CONCLUIR O ENSINO MÉDIO NUM ANO, RESOLVER FAZER OUTRO CURSO MÉDIO NO ANO SEGUINTE DE FORMAÇÃO TÉCNICA ELE PODE FOCAR O CURSO NAS MATÉRIAS ESPECÍFICAS.

§ 11 – OS CURSOS TÉCNICOS TERÃO QUE CRIAR POSSIBILIDADE DE ESTÁGIO E O ALUNO PODERÁ OBTER CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DE ETAPAS. EXEMPLO: SE O ALUNO FAZ PROGRAMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES, PODERÁ RECEBER UM CERTIFICADO DA PARTE JÁ CONCLUÍDA ENQUANTO CONTINUA A FAZER AS MATÉRIAS PARA COMPLETAR O CURSO.

§ 12 – CURSOS QUE OFEREÇAM FORMAÇÕES EXPERIMENTAIS TERÃO QUE PRIMEIRO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAR, ANTES DO INÍCIO DO CURSO

§ 13 – OS DIPLOMAS DE ENSINO MÉDIO TERÃO VALIDADE NACIONAL

§ 14 – UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS IRÃO ESTABELECER OS PADRÕES DE DESEMPENHO MÍNIMO DOS ALUNOS

§ 15 – O ENSINO MÉDIO PODERÁ (CADA INSTITUIÇÃO VAI DECIDIR SE AGE OU NÃO ASSIM) CRIAR MÓDULOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, DE MODO A FACILITAR A VIDA DO ALUNO QUE ENVENTUALMENTE ABANDONAR OS ESTUDOS CASO ELE DESEJE ANOS MAIS TARDE RETOMÁ-LOS.

§ 16 – OS CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO PODERÃO VALER DE CRÉDITO PARA O ENSINO SUPERIOR SE HOUVER COINCIDÊNCIA DE CONTEÚDO. (COM MTP, POR EXEMPLO, PODE OCORRER. SE O ALUNO JÁ TIVER FEITO ESSA CHATICE, NÃO PRECISARÁ REPETIR NA FACULDADE)

§ 17 – EM CURSOS TÉCNICOS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PODERÃO INCLUIR TESTES DE DESEMPENHO PRÁTICO. PODERÁ EXIGIR DE UM TÉCNICO EM MECÂNICA DE AUTOMÓVEIS QUE RESOLVA O PROBLEMA DE UM MOTOR, ANTES DE CERTIFICÁ-LO COMO APTO PARA O MERCADO
ALTERA O PARÁGRAFO TERCEIRO DO ARTIGO 34 DA LEI 9.394/1996 (LEI DE DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO)

§ 3º - REGULA O PROCESSO SELETIVO DE CURSOS TÉCNICOS
ALTERA OS INCISOS DO ARTIGO 61 DA LEI 9.394/1996 (LEI DE DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO)

III – DEFINE QUEM ESTÁ HABILITADO PARA DAR AULA

IV – DIZ QUE PROFISSIONAIS COM NOTÓRIO SABER, RECONHECIDO PELOS SEUS 
PARES NO MERCADO DE TRABALHO PODERÃO DAR AULA, MESMO SEM DIPLOMA PEDAGÓGICO. UM EXCELENTE SOLDADOR PODERÁ DAR AULAS DE SOLDA MESMO QUE NÃO TENHA DIPLOMA. LEGAL, NÃO É?
ALTERA O PARÁGRAFO OITAVO DO ARTIGO 62 DA LEI 9.394/1996 (LEI DE DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO)

§ 8º - TRATA DO CURRÍCULO EXIGIDO PARA SER PROFESSOR.

O RESTANTE DA MP 746 TRATA QUASE EXCLUSIVAMENTE DE RECURSOS PARA MANUTENÇÃO DO ENSINO E ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI 11.494 QUE CUIDA DO FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

SINCERAMENTE, NÃO CONSEGUI ENXERGAR NADA NESSA MEDIDA PROVISÓRIA QUE ATRAPALHE O ENSINO DE NINGUÉM.

A LEITURA QUE OS JORNAIS FIZERAM, NÃO SEI SE APRESSADA OU POR MÁ-FÉ, NÃO SE SUSTENTA. DIZER QUE VAI TER MAIS AULAS DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS  NÃO IMPLICA EM NÃO TER AULA DE FILOSOFIA.

AULAS DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA SERÃO MANTIDAS COMO OBRIGATÓRIAS, AO CONTRÁRIO DO QUE FOI NOTICIADO, DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O FIM DO ENSINO FUNDAMENTAL. SÓ NÃO SERÃO OBRIGATÓRIAS NO ENSINO MÉDIO.



domingo, 9 de outubro de 2016

Moscardo socrático

"Vou sentar-me e deixar que as maravilhas e aventuras pousem em mim como moscas. Há muitas delas, garanto. O mundo nunca sofrerá com a falta de maravilhas, mas apenas com a falta da capacidade de se maravilhar."

quarta-feira, 20 de julho de 2016

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Cantares


Todo pasa y todo queda,
pero lo nuestro es pasar,
pasar haciendo caminos,
caminos sobre el mar.

Nunca persequí la gloria,
ni dejar en la memoria
de los hombres mi canción;
yo amo los mundos sutiles,
ingrávidos y gentiles,
como pompas de jabón.

Me gusta verlos pintarse
de sol y grana, volar
bajo el cielo azul, temblar
súbitamente y quebrarse…

Nunca perseguí la gloria.

Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.

Al andar se hace camino
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.

Caminante no hay camino
sino estelas en la mar…

Hace algún tiempo en ese lugar
donde hoy los bosques se visten de espinos
se oyó la voz de un poeta gritar
“Caminante no hay camino,
se hace camino al andar…”

Golpe a golpe, verso a verso…

Murió el poeta lejos del hogar.
Le cubre el polvo de un país vecino.
Al alejarse le vieron llorar.
“Caminante no hay camino,
se hace camino al andar…”

Golpe a golpe, verso a verso…

Cuando el jilguero no puede cantar.
Cuando el poeta es un peregrino,
cuando de nada nos sirve rezar.
“Caminante no hay camino,
se hace camino al andar…”

Golpe a golpe, verso a verso.

Antonio Machado

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Madre de Deus


Camafeu

À Gaia

Não carrego uma imagem
Em relevo no peito.
   
Carrego no coração
A lembrança.

E sem ser esse pedra
De camada diferente,
É pedra preciosa
Igualmente.

Tenho o meu camafeu, moço!
Não pendurado no pescoço,
Mas impresso no coração.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

BACK TO THE EIGHTIES

A VERDADEIRA HISTÓRIA POR TRÁS DO CLÁSSICO 
CABEÇA DINOSSAURO DOS TITÃS

Iniciando uma nova vertente no blog EUTRAPÉLICO, iremos, após um hercúleo, sério e profundo trabalho de arqueologia, desvendar os segredos de um dos marcos da cultura brasileira no século XX.
Em meados da década de 1980 os pais dos rapazes dos Titãs, preocupados com as traquinagens de seus pimpolhos, resolveram se reunir no restaurante Acrópoles, bairro do Bom Retiro, para decidir o que fazer.
Depois de horas de conversa em torno da mesa, onde saborearam um delicioso moussaka com molho bechamel e queijo gratinado, o diagnóstico do grupo, formado por políticos e membros de famílias ilustres da sociedade paulistana, foi unânime: só conteriam a rebeldia dos rapazes com o corte da mesada e da ração diária de Sucrilhos que forneciam aos garotos, normalmente servido as quatro horas da tarde, assim que acordavam.
O primeiro a ser avisado das novas foi Arnaldo Antunes, que chapado de heroína balbuciou:
_ O quê?
_ Não pode ser!
_ Que não é ...
Como o papo estava muito viajandão para o pai desse Titã, a conversa foi encerrada com um peremptório
_ É!

Entrementes[1], os vizinhos do excelso membro do PTB, senhor Almino Monteiro Álvares Affonso, tiveram seu five o‘clock interrompido aos gritos do mancebo Serginho:

_ AA UU
_ AA UU
_ Vou deixá-lo louco de tanto gritar
_ Até minha mesada e o Sucrilhos voltar
_ AA UU
_ AA UU

Em outro bairro chique da capital paulistana Branco Mello disse rispidamente:

_ Papai, o senhor é um troglodita, reacionário, com sua pança de mamute e essa cabeça dinossauro! Saia do meu quarto agora! E apague a luz e diga para nossa empregada não entrar antes de anoitecer, pois estou exausto!

Já com Nando Reis, um dos membros mais socialmente conscientes entre os Titãs, a conversa com seus pais ganhou logo um viés de crítica à alienação burguesa e insensibilidade de uma sociedade baseada no capital.

_ Vai cortar, minha mesada, é?!? É isso mesmo?!?
_ Seu primata! Mas que capitalismo selvagem, o o o o ...

Diálogos semelhantes ocorreram nos lares de todos os integrantes da banda.

Assim, sem grana para as drogas e tendo que se alimentar como adultos o primeiro ensaio do grupo após a tragédia haver se abatido sobre eles terminou com uma decisão radical: a partir dali eles assumiriam a identidade de um grupo punk da periferia e extrapolariam toda a revolta adolescente que sentiam diante da incompreensão e brutalidade do sistema.

As letras refletiriam a vida dura que enfrentavam. O som seria urgente e feroz. Visceral!

Foi desse modo que surgiu um dos discos mais inteligentes e fundamentais do rock brasileiro.

O resto é estória.



[1] Sempre sonhei em usar esse advérbio.